Este vídeo foi preparado pelos alunos do Clube de Cartografia da Escola Aires Barbosa e pretende apresentar o Open Street Map. Se cada um mapear a sua rua, conseguimos fazer o melhor mapa de sempre, pois cada um conhece o pequeno mundo que o rodeia.
O Open Street Map já começa a ser utilizado nas escolas um pouco por todo o mundo, e é relevante para as áreas da geografia, ecologia, planeamento e tecnologia.
Para os alunos mapearem a área onde residem, foram introduzidos os conceitos cartográficos básicos necessários (coordenadas geográficas, escala, legenda).
O Clube de Cartografia passa assim a ser um ponto entre um projecto global, presente em todo o mundo, e um projecto local, focado nos espaços à volta da escola e nos percursos do dia-a-dia dos alunos.
O vídeo mostra as várias etapas para mapear a área envolvente da escola, no caso o centro da freguesia de Esgueira, em Aveiro, onde esta se localiza e a residência da maior parte dos alunos.
Este vídeo mostra todas as edições feitas para o projeto OpenStreetMap em 2012.
Aparecem todos os acréscimos e modificações de nós (a piscar) e edições cumulativas (desaparecendo a roxo) em 2012. Também se pode visualizar o trabalho do robôt de revisão de erros (esferas amarelas a voar) e a passagem para ODbL (flash verde). Dá uma boa visão geral do empenho de milhares de colaboradores em fazer do OpenStreetMap a melhor fonte de dados de mapas.