O que é o OpenStreetMap?
OpenStreetMap é um projeto fundado em 2004 com o objetivo de criar e disponibilizar dados geográficos gratuitos. Num espírito colaborativo, milhares de utilizadores de todo o mundo recolhem informação sobre estradas, edifícios, linhas de comboio, florestas, rios e muita outra informação habitualmente visível em mapas. Como os dados são recolhidos diretamente, e não copiados de outras fontes, não existem limitações na sua utilização, tornam-se um bem comum e livre, independentemente do objectivo final.
Mas porquê todo este esforço?
Hoje em dia, é raro existir informação geográfica disponível de forma realmente gratuita. Quem quiser colocar um mapa numa página de internet, num livro, ou mesmo até num folheto publicitário, tem de se sujeitar a licenças comerciais (provavelmente dispendiosas) de empresas como a google ou o bing.
O mesmo se aplica a instituições de investigação e\ou ensino que necessitam dos dados “crus”, em formatos que lhes permitam para efectuarem os seus estudos e análise, mas que para tal necessitam de adquirir licenças de dados proprietários.
Quem compra dispositivos de navegação, paga um preço elevado para obter mapas digitais e as suas actualizações. Ainda assim, muitas vezes estes mapas encontram-se incompletos ou desactualizados.
O OpenStreetMaps procura contrariar estas dificuldades, colocando o enfoque principal num consumo activo e colaborativo. Através da cooperação dos membros do projeto, criando uma base de dados geograficos livre, o mundo fica disponível para todos.
Evento “Vamos mapear a Calheta! – III Openstreetmap party da Madeira”, dia 21 e 22 de novembro.
Para saber mais sobre o evento: http://funchalnoticias.net/2015/10/30/vamos-mapear-a-calheta-iii-openstreetmap-party-da-madeira/