O OpenStreetMap disponibiliza os dados recolhidos pelo utilizador, em bruto (.gpx, .shp, .osm, entre outros) ou na forma de imagens de mapas. Existem vários sites que disponibilizam os dados em bruto com atualizações geralmente semanais. Seguem alguns exemplos:
Para datasets mais pequenos, os dados podem ser obtidos diretamente a partir da interface www.openstreetmap.org (“Export” tab).
Para rapidamente adicionar um mapa ao seu site, recomenda-se a utilização do mapa (por exemplo o………….).
Utilizar os dados utilizando um software SIG Desktop
Para aqueles que desejam realizar trabalhos ou estudos utilizando os dados do OSM, ou produzir mapas, recomenda-se a utilização dos dados em bruto através do seu download nos sites já mencionados.
Utilizando um qualquer software SIG dektop (qgis, udig, gvSig, Kosmo, ArcGIS, etc…), neste exemplo utilizaremos o Quantum GIS (QGIS).
Para iniciar este exemplo, faz-se download dos dados de Portugal em formato shapefile através de http://download.geofabrik.de/openstreetmap/europe/portugal.shp.zip.
Terminado o download, descomprime-se o ficheiro.
Abrindo o QGIS, adicionam-se as shp disponíveis, fazendo Add Vector Layer…
Como se pode observar na figura, encontram-se dentro da pasta descomprimida 8 temas, a saber:
- Waterways – Linhas de água;
- Roads – Rede viária;
- Railways – Via férrea;
- Points – Pontos de interesse;
- Places – Locais
- Natural – Polígonos que representa áreas protegidas, parques naturais, etc;
- LandUse – Uso do solo;
- Buildings – Construções.
A partir daqui é possível trabalhar estes dados e efectuar todas as análises e visualizações que se queiram, utilizando o vasto leque de ferramentas colocadas à disposição por estes softwares.
Utilizar os dados numa Base de Dados (postgreSQL/postGIS)
Para utilizar os dados do OSM numa base de dados, é necessário instalar a base de dados postgreSQL e a sua extensão espacial o postGIS.
Adicionar o mapa a um Site